COMO VER PROCESSO INSS

Notícia

Neste artigo, eu preparei um passo a passo de como ver processo do INSS e também você vai saber se seu pedido foi deferido ou não pelo o INSS e como está o andamento do seu processo judicial para a concessão de determinado benefício, isso vai te manter atualizado sobre todos o andamento do seu requerimento.

O número de pessoas que vão até as agências do INSS só para consultar sua situação de benefício é enorme, sendo que é possível ver processo do INSS online.

Se já não bastasse a dor de cabeça para realizar o pedido de aposentadoria, ainda é preciso enfrentar enormes filas, sendo que podemos consultar processo INSS pela numeração do CPF na internet.

Como ver processo do INSS

Depois de você ter entregue todos os comprovantes dos requisitos para determinada aposentadoria, o INSS vai analisar estes documentos e te dar uma resposta se concede ou não o benefício.

Nesse ponto é essencial que você esteja por dentro de tudo que está sendo decidido sobre sua tão sonhada aposentadoria. Isso só é possível através de uma consulta do benefício.

Para realizar esse procedimento, nos preparamos este passo a passo completo para você. Confira:

1º Passo: Você deve entrar no site do Meu INSS

Como ver processo do INSS
Como ver processo do INSS

2º Passo: Faça o login no site do Meu INSS para ficar mais fácil de como ver processo do inss online.

Caso você ainda não tenha uma senha, deve clicar em “cadastrar senha” e seguir os passos do cadastro.

Após entrar no sistema, clique em “Meus Benefícios”.

Como ver processo do INSS
Como ver processo do INSS

3° Passo: Logo depois de você clicar em “Meus Benefícios”, aparecerá todos os benefícios que você já solicitou, inclusive os ativos.

Como ver processo do INSS
Como ver processo do INSS

Clique no processo que você solicitou. No caso acima, foi requerido somente o Auxílio-Doença Previdenciário.

4° Passo: Apesar que você já tenha visto a situação do benefício solicitado na imagem anterior, após clicar no requerimento desejado, abrirá a seguinte tela:

Como ver processo do INSS
Como ver processo do INSS

Aparecerão as seguintes informações:

  • número do processo;
  • espécie;
  • situação.

Poderão aparecer 3 tipos de situações do benefício:

  1. Habilitado – entregou seus documentos no INSS e eles estão sendo analisados
  2. Deferido – seu benefício foi analisado e ele vai ser concedido para você.
  3. Indeferido – seu benefício foi analisado e o negado.

No exemplo acima, o Auxílio-Doença Previdenciário foi indeferido e você pode ver o porquê dessa decisão clicando em “Resultado de Benefício por Incapacidade”.

Como ver processo do INSS Justiça Federal

Com essas informações citadas neste artigo, você já consegue ficar mais tranquilo e saber todas as informações sobre o andamento da consulta do INSS. Confira agora mais informações sobre a consulta Processo INSS Justiça Federal:

Mas no caso do processo for judicial e tramitar na Justiça Federal, basta verificar em qual região seu processo do INSS tramita. O judiciário Federal é dividido em 5 regiões.

A primeira coisa que você deve fazer é identificar em qual região seu Estado está ligado.

Temos abaixo como exemplo o Estado de Santa Catarina, ligada ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, basta acessar o site do jfsc.jus.br, que tem a pagina abaixo:

Como ver processo do INSS Justiça Federal
Como ver processo do INSS Justiça Federal

De seguida, basta você selecionar a opção do número do processo ou nome da parte, bem como em qual Seção/Estado tramita o seu processo (SJSC, SJPR ou SJRS).

O resultado da consulta aparecerá na tela com o andamento atualizado do processo. Caso o processo eventualmente estiver em grau de recurso no Tribunal Regional Federal, o próprio relatório dará a opção de clicar sobre o recurso e direcionar o relatório para a segunda instância, de modo que será possível acompanhar sempre a última movimentação.

O mesmo passo a passo serve para os processos que tramitem na justiça Federal em outras regiões.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *